Rodando o Google Android em x86

Originalmente o sistema operacional Android tinha como objetivo (pelo menos oficialmente) de ser utilizado em telefones celulares. Com o mercado crescente dos netbooks, muito tem se falado da possibilidade de rodar esse sistema em computadores pessoais.  Lendo essa notícia fiquei sabendo do projeto LiveAndroid, que tem como objetivo disponibilizar uma versão do Android que rode em computadores x86 sem precisar instalar nada. Apesar de eu já conhecer o sistema através do emulador disponibilizado na SDK, resolvi baixar a imagem de CD e testar em meu computador.

Abaixo o vídeo que gravei do Android rodando virtualizado sobre o Ubuntu usando o VirtualBox:

Esse sistema operacional não é (e nem sei se será) apropriado para a utilização em desktops ou laptops, mas tem grande potencial no mercado de netbooks. Inclusive no dia que estou escrevendo este post, saiu no BR-Linux.org a notícia “Empresa chinesa adapta Android para netbooks“. Abaixo o vídeo demonstrando essa versão adaptada:

Apesar da Google ter anúnciado o Chrome OS, acredito que o Android ainda vai conquistar muito espaço. Isso é muito interessante para o Linux, que tem mais uma grande empresa o apoiando, e para os programadores Java. Mesmo que esse sistema não possua uma máquina virtual Java padrão, essa é a linguagem utilizada no desenvolvimento de seus softwares.

Se você quiser testar o Android aí também, abaixo estão os passos a serem seguidos (baseado no arquivo readmefirst.txt do projeto):

  1. Acesse o site do projeto LiveAndroid: http://code.google.com/p/live-android
  2. Vá em downloads e baixe os arquivos liveandroidv0.2.iso.001 e liveandroidv0.2.iso.002
  3. É necessários juntar os 2 arquivos em um único:
    1. No Linux: digite na linha de comando “cat liveandroidv0.2.iso.001 liveandroidv0.2.iso.002 > liveandroidv0.2.iso”
    2. No Windows: baixe o HJ-Split e utilize a função “join” para juntar os arquivos
  4. Grave a imagem em um disco ou utilize uma máquina virtual para rodá-la
em computadores x86